crbsp@crbsp.org.br

FOI APRESENTADA A LOGOMARCA DO JUBILEU DE 2025

Ampliar

O ano de 2025 será marcado pela celebração de mais um Jubileu e, para isto, foi apresentada a logomarca oficial que poderá ser utilizada em muitas apresentações timbradas. O vencedor do concurso, que teve 294 propostas recebidas, foi Giacomo Travisani

Giacomo Travisani descreve a logomarca com “quatro figuras estilizadas para indicar toda a humanidade dos quatro cantos da terra. Cada uma delas abraçando-se mutuamente, indicando a solidariedade e a fraternidade que deve unir os povos. A primeira figura está agarrada à Cruz. As ondas subjacentes são agitadas para indicar que a peregrinação da vida nem sempre se faz em águas calmas”.


A parte inferior da Cruz é alongada, transformando-se numa âncora, que domina o movimento das ondas. As âncoras com frequência são usadas como metáforas de esperança.


A imagem mostra como a viagem do peregrino não é individual, mas sim comunitária, com os sinais de um dinamismo crescente que se move cada vez mais em direção à Cruz.

Comentário de Dom Rino Fisichella,
Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização


"A Cruz não é estática", sugeriu Fisichella, "mas dinâmica, inclinando-se para encontrar a humanidade como se não a deixasse em paz, mas sim oferecendo a certeza da sua presença e a tranquilidade da esperança."

Um Jubileu é "ordinário" se celebrado após o período habitual de 25 anos, e "extraordinário" quando é proclamado por algum evento notável.

O último Jubileu ordinário teve lugar no ano 2000 durante o pontificado do Papa S. João Paulo II. Em 2015, o Papa Francisco proclamou um Ano Santo Extraordinário de Misericórdia.


Fonte:
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2022-06/apresentado-o-logotipo-do-jubileu-de-2025.html