(11) 3141-2566

crbsp@crbsp.org.br

Circulares › 01/04/2020

Orientações para o cuidado em tempo de pandemia – Presidente da CRB

Queridos irmãos, queridas irmãs na Vida Consagrada, aqui da nossa residência da Conferência dos Religiosos do Brasil, da comunidade intercongregacional, deixamos uma mensagem para todos/as nesse tempo especial em que nós vivemos, uma quaresma muito particular, que jamais vamos esquecer. Ficará na nossa história!

Isso requer de nós mudanças em todos os âmbitos da vida humana.

Anexa a esta mensagem estamos enviando um texto muito propício disponibilizado pela CLAR (Conferência dos Latino-americana de Religiosos) com o título: orientações para o cuidado psicológico durante o tempo de quarentena na vida religiosa e presbiteral. Não deixemos de aproveitar.

O momento exige compreender a realidade da maneira mais equilibrada possível. Porque é muito fácil deixarmo-nos levar por notícias falsas, por tensões, preocupações, situação financeira do mundo, os nossos irmãos mais pobres… tudo isso nos invade e nos preocupa muito.

É necessário também mantermo-nos informados segundo as orientações oficiais. Infelizmente vivemos certas divergências no âmbito federal, isso nos preocupa e deixa o nosso povo mal informado, na insegurança. Não deixemos também nós nos levar por isso.

É o tempo favorável para vivermos a fraternidade no interior das nossas comunidades, em nossas casas, particularmente partilhando nossas alegrias, nossas tristezas, nossas preocupações, nossos sofrimentos. É o momento oportuno para vivermos intensamente a vida fraterna. Tempo que exisge de nós também compreendermos as diferenças entre nós. Como é rico isto! A gente se entender, conversar e perceber que somos tão diferentes nesse convívio, agora, de 24 horas.

Que riqueza também o espaço para partilharmos a Palavra de Deus, as nossas histórias pessoais, as histórias de nossos institutos. Sem dúvidas, é muito oportuno nós prepararmos, elaborarmos um planejamento pessoal e priorizar também os tempos de silêncio, aprofundamento e leitura. Quantos estudos podemos fazer neste momento!

Preciosos são os momentos em que vamos acompanharmos juntos a Eucaristia pela tv, pela internet, pelo rádio, bem como rezarmos juntos/as a Liturgia das Horas com mais tempo e com mais aprofundamento.

Não podemos esquecer, irmãos e irmãs, a vida lá fora! Nossos irmãos e irmãs sem teto, as pessoas que estão sem trabalho, aqueles que trabalham na informalidade e que agora não tem o que fazer e, também, nossos irmãos e irmãs, familiares, companheiros e companheiras de Vida Religiosa, que são mais vulneráveis e que necessitam mais de nossa palavra. É o momento de evangelizar e de rezarmos juntos por eles.

Nós somos consagrados e consagradas e temos uma missão muito grande neste momento: a missão da esperança que brota da cruz! É o Senhor que nos desperta e reanima a nossa fé pascal. Na cruz de Cristo é que nós fomos todos salvos e salvas! Abraçando a cruz deste momento presente com Ele encontraremos a ressurreição, a paz e a vida.

Jesus ressuscitou! Essa é a nossa grande certeza! Ele está ao nosso lado, ele está conosco. Ele está com cada um, com cada uma.

Desejo a todos os consagrados e consagradas um fecundo final de quaresma e uma santa páscoa.

Um abraço, fiquem com Deus!

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD
Presidente da CRB Nacional

Deixe o seu comentário




* campos obrigatórios.

X