crbsp@crbsp.org.br

Ampliar

NOVAS GERAÇÕES – NÚCLEO BETÂNIA

A vida religiosa foi a forma que o Senhor nos inspirou, para que a oferta de nossas vidas se realizasse.


Após um longo período de restrições e isolamento, no último dia 2 de abril, pela primeira vez no ano de 2022, houve o encontro das Novas Gerações do Núcleo Betânia de forma presencial. Grupo este que reúne religiosas e religiosos de 1 a 10 anos de votos.

Nosso encontro teve início com um momento oracional norteado pelo evangelho de São Marcos 4, 35-40. A partilha deu-se com a cena de Jesus na proa da barca, demonstrando que Ele está presente em nossos momentos de fragilidades, encorajando-nos a questionar a respeito de nossa confiança e abandono em sua vontade e condução.

Uma vez que fomos acolhidos no espaço das Missionárias do Sagrado Coração – mais conhecidas como Irmãs Cabrini – tivemos a possibilidade de refletir sobre a Barca Missionária da qual Santa Francisca Xavier Cabrini relata em seus inscritos. Somos chamados a olhar para dentro de nós e deixarmo-nos ressoar por esse impulso!

Igualmente, conectados com esse momento e envolvidos sentimento de liberdade e confiança, partilhamos as dificuldades, os medos, os desafios, os anseios que possuímos. Mas, acima de tudo, partilhamos as alegrias, as conquistas, os sonhos, as metas e os horizontes que possuímos. O Núcleo Betânia tem sua identidade como uma grande família que possui um porto seguro para descansar, semelhante a Betânia a qual Jesus sempre procurou repouso e conforto na amizade.

Os membros do Núcleo Betânia estavam igualados entre os ramos feminino e masculino das congregações. Ter essa presença qualitativa é algo surpreende, pois conseguimos explorar, intensificar e ampliar a fecundidade da Vida Religiosa Consagrada. Fomos embalados por esse Amor-Philia em sua dimensão mais tocante, de acordo com a citação de São Francisco em seu testamento: “E depois que o Senhor me deu Irmãs e irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho.”

Nosso encontro finalizou-se com uma rica partilha de pratos de alimentos trazidos e oferecidos pelos próprios membros. Acreditamos que estamos traçando um caminho intercongregacional de ampla conjuntura, com destaque à presença da articuladora estadual, Irmã Erica.



João Neto, CSSp.
Coordenador do Núcleo de Betânia - Novas Gerações - São Paulo