crbsp@crbsp.org.br

Ampliar

Entre os dias 15 e 17 de março foi realizado o primeiro encontro do Postulinter de 2022, na sede da CRB-SP, depois de dois anos sem encontros presenciais devido a pandemia do coronavírus. A assessora destes dias foi a Irmã Edilamar da Glória Martins, cp, que apresentou o tema “As bases do autoconhecimento”, que através de exposição temática e trabalhos em grupos, proporcionou as ferramentas necessárias para que os(as) Postulantes pudessem fazer uma opção mais firme, consciente e madura para seguir seu caminho vocacional.

Inicialmente, o tema sobre o autoconhecimento foi abordado como tarefa chave para um discernimento consciente na escolha e firmeza em seguir a Cristo, no qual o autoconhecimento é fruto da introspecção interior, claro, por meio de reflexão íntima, acerca das experiências vividas, procurando a pessoa fazer questionamentos, tais como: “O que me move? Quem sou eu? O que Deus quer de mim?”... Essas questões possibilitam a continuidade no processo de conhecimento, possibilitando a pessoa reconhecer aspectos internos do próprio “eu”. Deste modo, os(as) formandos(as) podem entender realmente o propósito de suas vidas, dando sentido à própria existência e assumindo responsabilidades para consigo mesmos e com os outros.

Outro ponto de destaque foi a identificação das motivações que carregamos, como o motor principal da mudança de comportamento, no qual é preciso sempre revermos “o modo como somos motivados”. Existem conteúdos que trazemos dentro de nós, que precisam ser refletidos, entre eles: necessidades, valores e atitudes que influenciam a identidade da pessoa.


A Irmã Edilamar aprofundou cada conteúdo, apresentando ferramentas que auxiliam a reflexão interna, fazendo com que reconheçamos aquilo que está em nós, e que se formaram ao longo de nossas vidas. E, para finalizar, foi apresentado também um rico conteúdo sobre autoestima como um processo de desenvolvimento necessário para nos mostrar a capacidade de sermos felizes. A reflexão sobre a autoestima influencia muito na relação consigo mesmo, com os outros e com Deus.

Os assuntos foram apresentados de forma clara e dinâmica, através de um excelente conteúdo, por meio de experiências pessoais e partilhas em grupo que levaram todos a refletir sobre a continuidade do processo de formação, como tarefa indispensável para quem está seguindo os caminhos da Vida Religiosa.

Joice Mocelim
joicemocelim@hotmail.com
Postulante das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus