crbsp@crbsp.org.br

Ampliar

NOVINTER 2 – Encontro Híbrido

Maria e a presença feminina na Igreja


Nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2022 aconteceu o primeiro Novinter 2 de forma híbrida, na sede da CRB em São Paulo e também na plataforma Zoom. A assessora Maristela Tezza, biblista, abordou o tema: “Maria e a presença feminina na Igreja”. Em uma formação objetiva, profunda e provocativa, as noviças aprofundaram-se no conhecimento e importância das mulheres na Bíblia, na Igreja e na sociedade.
No primeiro dia, foi trabalhado sobre as mulheres no movimento de Jesus, com uma breve introdução das origens do Cristianismo e os resultados dos processos. Abordamos sobre a missão de Prisca e Febe nas primeiras comunidades que, além dos afazeres domésticos, também tiveram posições de liderança a frente do seu grupo. Outra grande mulher aprofundada foi Maria Madalena: sua coragem, fidelidade e ousadia a transformaram em uma grande presença na história de Jesus de Nazaré, muito além dos estereótipos inventados à ela.

No segundo dia foi discorrido sobre Maria, Mãe de Jesus, na Teologia Pastoral. Depois de recordar todas as passagens da Bíblia nas quais Maria está presente, Maristela ajudou a perceber os relatos de Maria descrito por cada Evangelista e, a partir da leitura do texto, compreender a realidade da comunidade e descobrir Maria sob cada perspectiva, com seus desafios, desejos e ensinamentos. Maria é a escolhida, portadora em seu ventre do Emanuel, é a arca da Nova Aliança, é bendita ente as mulheres e, por meio do seu SIM, torna-se a primeira discípula e a porta voz dos anawins. No seu contexto de opressão, de luta e de resistência, Maria é o grande exemplo de opção radical pelo projeto de Deus, chamado de libertação. No terceiro dia, a assessora abordou os padrões de dominação e o “senso comum” que formam mentalidades preconceituosas e excludentes e, em um exercício, todas pensaram em quais estruturas hegemônicas de dominações cada uma está limitada. Maristela também apresentou grandes mulheres, como Hildegarda de Bingen, que lutaram e batalharam por seus direitos e mostraram como estão as mulheres dentro dos documentos da Igreja e dos discursos eclesiais.

Em suma, o encontro alargou a visão e a mente sobre a missão e a importância das mulheres, percebendo quantas estruturas as tornam presas e desvalorizas. Maristela estimulou os sonhos e projetos para fazer crescer uma sociedade justa e humana, com as mulheres livres e protagonistas da própria realidade, capazes de ter voz ativa, no anúncio do bem e na denúncia da opressão. A gratidão se estende a assessora e a organização da CRB/SP por proporcionar este riquíssimo momento de formação para a Vida Religiosa Consagrada.



Valentina Delfino
Noviça das Filhas de Maria Auxiliadora – Salesianas
E-mail:
valentinadelfino@hotmail.com