crbsp@crbsp.org.br

Ampliar

POSTULINTER – 17 a 19 de maio

Entre os dias 17 e 19 de maio foi realizado o segundo encontro do Postulinter de 2022, na sede da CRB-SP, com a assessoria de Irmã Edilamar da Glória Martins, cp, dando continuidade ao conteúdo abordado no primeiro encontro.

Com o tema sobre o Desenvolvimento Psicossocial, cujas referências sobre o autoconhecimento, de forma muito abrangente, pudemos ir mais a fundo sobre as noções de nossa identidade. Foi desenvolvido a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson e seus estágios, que nos fez perceber que a identidade humana se desenvolve durante toda a vida, desde o nascimento até à morte. Os conteúdos foram apresentados de forma clara, por meio de experiências pessoais e partilhas em grupos, que nos levaram a refletir sobre o nosso desenvolvimento humano em suas respectivas fases.

A Irmã Edilamar nos ajudou a aprofundar esse conteúdo, fazendo com que reconhecêssemos que a nossa personalidade se desenvolve através dos meios afetivo, social, cultural e histórico.

Outro ponto importante, que foi abordado, foi a da linha do tempo pessoal, onde pudemos perceber a nossa história mais de perto, documentando os maiores eventos da nossa vida: pontos positivos e negativos que nos ajudaram no processo do nosso desenvolvimento humano. Essas questões foram importantes para que pudéssemos dar continuidade no possesso de conhecimento do nosso próprio eu.

Deste modo, todos nós, formados e formandas postulantes à Vida Religiosa, pudemos entender o propósito de nossas vidas, sentindo a sua própria essência, e reconhecendo quem somos cada um de nós.



Karen Andrade
Postulante das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração