crbsp@crbsp.org.br

Ampliar

O segundo encontro presencial do Aspirinter, na sede da CRB-SP, contou mais uma vez com a assessoria da Ir. Maria Aparecida Pieroni, map, (Cidinha), que com muita objetividade e dinamismo conduziu o encontro com o tema: “Relações Interpessoais: Amizade e Afetividade”.

Iniciamos o encontro acolhendo novos aspirantes que formaram o grupo Fraternidade. Os grupos Amorosidade, Bondosas, Coração, Deus e Esperança, por meio de dinâmicas, apresentaram um resumo do primeiro encontro, para que todos pudéssemos seguir o mesmo passo rumo às novas propostas. Assim, falou-se neste primeiro dia, como o nosso relacionamento intrapessoal se reflete no relacionamento interpessoal, reforçando a necessidade de nos colocarmos sempre como “aprendizes”, para melhorar nossa compreensão do outro e de nós mesmos.

Os participantes assistiram a primeira parte do filme “Os três idiotas” no qual procuraram refletir sobre a amizade com valores autênticos e a vida fraterna. Retomando a proposta do livro “Espelho, espelho meu, quem sou eu?”, cada grupo partilhou as experiências da leitura e apresentaram de forma criativa um capítulo de sua escolha, sendo os temas preferidos Perdão, Ansiedade, Criatividade e Ação.
No segundo dia, iniciamos contemplando a característica particular de cada punhado de terra, que os aspirantes e formadores(as) trouxeram conforme proposta do encontro anterior. Realizando uma dança circular, cada um pode partilhar e expressar sua alegria na compreensão das diversidades e caminho de comunhão.

Abordamos as relações de amizade junto aos fatores orgânico e social, que desenvolvem a afetividade. A segunda parte do filme “Os três idiotas” envolveu a todos nas reflexões sobre amizade virtuosa. “Por amizade verdadeira você pode pertencer as pessoas em quem você pode se espelhar, construção que se dá no tempo, que é mais profunda e duradoura”. Os grupos foram convidados a reproduzir uma cena do filme, com criatividade e dinamismo, para demonstrar os valores encontrados na amizade e as exigências para pertencer a um grupo. No último dia, consolidando o tema, falou-se sobre os 3 tipos de amizade: Amizade segundo o prazer, que se dá pela alegria que o outro causa no ambiente; amizade segundo a utilidade, que é estabelecida pelo bem que uma pessoa dá a outra; amizade segundo a virtude que é a amizade de coração, só alguém que carrega o bem em si mesmo é capaz de corresponder ao bem ofertado.

Complementando o contexto afetivo nas relações interpessoais, também por meio de mídias, a Ir. Maria Aparecida, com clareza e objetividade, falou sobre sexualidade pra nos ajudar a formar consciência da importância de cuidar e dialogar com o nosso corpo e buscarmos o equilíbrio afetivo, também os devidos cuidados com o mau uso da própria imagem nas mídias sociais. Nosso segundo encontro do Aspirinter 2022 foi encerrado com a celebração da Santa Missa.



Nadja Regina
Postulante do Carmelo do Divino Coração de Jesus