crbsp@crbsp.org.br

Ampliar

Perpetuinter – Módulo 2


"Teologia dos votos" foi o tema do 2° Perpetuinter de 2022, encontro para junioristas que preparam-se para sua profissão perpétua. Realizado entre os dias 1º e 3 de abril, na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, o encontro reuniu 25 junioristas, residentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Maranhão. Assessorado pela Ir. Ivoni Lourdes Fritzen, FCR, que iniciou a formação tratando sobre espiritualidade, aprofundando e provocando reflexões a respeito do primado de Deus em nossas vidas, histórias e chamados vocacionais.

Na manhã do segundo dia, o assunto foi a consagração religiosa, momento enriquecido com a leitura das Constituições das congregações dos participantes, onde percebemos os pontos em comum, que nos levaram à conclusão que, independente do carisma, espiritualidade e missão específicos, o fim da consagração é o mesmo: por Cristo, com Cristo e em Cristo, que viveu autenticamente obediente, casto e pobre.

À tarde, a reflexão e partilha sobre os conselhos evangélicos nortearam o encontro. A essência dos mesmos é sempre o amor, e o fundamento é Jesus, que primeiro deu testemunho de tal vivência, em totalidade, da forma como devemos abraçá-los. A assessora enfatizou que os votos são sempre meios, caminhos, que ajudam a viver a consagração, não são o fim em si mesmos. Aprofundamos o tema com trabalhos em grupos, baseados no capítulo 1 da Exortação Apostólica Vita Consecrata.


Após o jantar tivemos a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Rodinei Carlos Thomazella, orionita, que se tornou um com o grupo reunido, e contribuiu muito com as provocações e exemplos que arrancaram gargalhadas dos integrantes, levando-nos a tomar cada vez mais consciência do compromisso que estamos prestes a assumir. Para encerrar este dia, a diversão ficou por conta do "amigo chocolate" e a tradicional noite cultural.

Domingo, após a oração da manhã, o grupo se debruçou novamente sobre a temática do encontro. Em clima de finalização, a Irmã Ivoni fez uma síntese da profissão perpétua, recordando que se trata de uma entrega total - não parcial - a Deus, no serviço aos irmãos, no cuidado da vida; seu sentido encontra-se na profecia e esperança do Reino, dadas no seguimento de Jesus Cristo através da mediação dos votos de pobreza, castidade e obediência.

A assessora concluiu lembrando os juniores de que é preciso sempre olhar para a fragilidade com o olhar de Deus e contar com a sua graça que nos ajuda a vencer nossos limites.

O encontro encerrou com os sentimentos de saudades e a ansiedade dos participantes pelo próximo módulo: ocasião para, mais uma vez, rezar, refletir, discernir e confraternizar a vida e a vocação.

Ir. Ellen Cirila, CSAC
Juniorista da Congragação das Irmãs do Apostolado Católico – Palotinas