(11) 3141-2566

crbsp@crbsp.org.br

Notícias › 20/08/2019

Missa da Vida Religiosa 2019

Sábado dia 17/08, na Catedral da Sé, aconteceu a nossa Missa da Vida Religiosa. Agradecemos a todos(as) presentes neste momento de partilha e confraternização.
Confira agora na íntegra, o discurso de nosso coordenador Pe. Rubens Pedro, omi:

 

Reverendíssimo D. Devair, hoje nosso celebrante principal, que traz consigo o respeito e todo o afeto carinhoso de D. Odilo, um Cardeal em missão nas terras de Moçambique; Caríssimos Sacerdotes concelebrantes, prezadas religiosas e religiosos presentes em mais esse feliz momento celebrativo de nossa vocação, nesse especial mês vocacional para a Igreja do Brasil, precioso Dom de Deus desde o Batismo, para a Vida de muitos.

Com alegrias e renovadas esperanças terminamos recentemente a 55ª Assembleia Regional da CRBSP com o tema “Vida Consagrada em contínua mudança”. Nas dependências da PUC Ipiranga. Quase 130 Religiosos e Religiosas vindos do Estado de São Paulo, reuniram-se para valorizarem mutuamente as distintas experiências que nos unem e visitarem como agradáveis hóspedes a igualmente recém terminada AGE 2019, através do representante oficial Pe. Nivaldo Pessinatti, sdb, que gentilmente integrou-se às nossas atividades.

Foram apresentadas quatro prioridades que nortearão o triênio da VRC no Brasil: 1- Cultivar a mística profético sapiencial; que imediatamente se converteu no tema referencial de nossa próxima Assembleia Regional em 2020. 2- Ouvir o Clamor dos pobres e da Terra; 3- Fomentar a Intercongregacionalidade, a interculturalidade e a partilha dos carismas com Leigos (as); 4- Promover relações humanizadoras e atenção diferenciada à cada geração na VRC.  Temas  que servirão para nossos encontros em nível de Sub Regional, enquanto no folheto  contém o convite para esse sub-regional efetivado na casa das  Salesianas na Lapa.   

Recordo nesse encontro beleza desse ano que, seguimos celebrando, em experiência Sinodal, não somente os desafios recebidos da Arquidiocese, aqui representada, voltados para propostas concretas de ação nas ruas, nos bairros, das periferias ou do grande centro, influenciando planos, propostas, decisões, encaminhamentos, para adequação à realidade, enquanto caminho dessa Igreja em saída, mas também do Sínodo das Juventudes cujo documento chegou às nossas mãos, bem como o preparatório para o da Amazônia  que deverá ecoar em toda Igreja como apelo em favor da Casa Mãe, segundo a Laudato Si.

Religiosas e Religiosos somos convidados a um processo constante de nos reformar, celebrando o desafio  de contínua mudança , segundo apelos recebidos pelas palavras da Ir. Solange Aparecida, confirmados pela mensagem recebida de nossa presidente Ir. Maria Inês mad,  através das mídias a fim de que nossos Carismas, grande Dom do Espírito Santo para o Bem de toda Igreja continue cumprindo sua função de ouvir, compreender e socorrer aqueles que nossa sociedade supõe como descartados, entretanto liderados hoje pelo querido Papa Francisco voltam a ser o centro de nossas atenções e  os preferidos de Deus.

Nosso alegre encontro recorda que unidos prosseguiremos pelos caminhos do Evangelho, e mesmo que tantas adversidades provenientes do mal que nos aflige, em função do pecado social e do trágico momento político que se nos impõe, reconhecemos que a graça de Deus não nos falta e que os frutos resultantes de sementes lançadas ao solo pela generosidade das vidas entregues, serão produzidos garantindo assim um futuro mais comprometedor gerado na solidariedade, na experiência de comunhão e na prática do Amor fraterno. Que Ele nos abençoe sempre e mais!

   Pe. Rubens Pedro Cabral, omi

Deixe o seu comentário




* campos obrigatórios.

X