(11) 3141-2566

crbsp@crbsp.org.br

Notícias › 03/02/2020

Mensagem de Pe. Rubens Pedro, OMI pelo Dia Mundia da Vida Consagrada 2020

Celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada 02/02/2020

Providencialmente celebramos nesse quarto domingo do tempo comum o “Dia Mundial da Vida Consagrada” resgatando com a apresentação do menino ao Templo, as expressivas figuras que compõem a infância de Jesus, enquanto o Evangelho do domingo último, indicou seus caminhos na vida adulta, suas proféticas decisões deixando o relativo conforto da cidade de Nazaré, onde crescera, para novo local de atuação: Cafarnaum às margens do mar, longe do Templo, dos religiosos de então, e perto da solidária atuação junto aos abandonados. É a escolha anunciada e profética dos lugares onde encontraremos o Senhor, para onde somos constantemente enviados.

Recentemente, como VRC no Brasil também fizemos escolhas, quer as vinculadas aos resultados da AGE em julho passado, com nossos novos horizontes e prioridades, quer a recentemente manifestada solidariedade com o Papa Francisco, através de pequeno vídeo ou de documento próprio, certamente a Ele enviado, liderado pela Ir. Maria Inês, que acompanhamos e largamente publicamos pelos MSC. Em nosso Regional realizamos o mesmo gesto em 2018, atendendo a solicitação do Cardeal Odilo, em nossa Assembleia Eletiva, recebemos uma resposta positiva de Roma, o mesmo agora desejamos.

Escolhemos igualmente ouvir com atenção e responder aos proféticos apelos do Cardeal Braz de Aviz que diante da constatada “hemorragia” de abandonos à VRC sugere a manutenção de nossas necessárias renovações estruturais, bem como urgentes conversões pessoais, a fim de mantermos na fidelidade: ao Carisma herdado; no contato com o momento histórico que Deus nos chama a viver; e no diálogo com o universo ao redor, representando tudo isso  vocação natural dos (as) Religiosos(as).

Irmãos e Irmãs que somos, representando aqui a imensa e diversificada presença da Vida Consagrada nesta Arquidiocese, prosseguimos em comunhão com o Sínodo Arquidiocesano, em seu terceiro ano, agora vislumbrando frutos das reflexões efetivadas nas Assembleias 2019, para a definição das ações imperativas emergentes. O momento atual, de caráter mais técnico, representa a concretização dos dois primeiros e igualmente exigentes anos desse grande evento, devendo nos apresentar o “Como”; o “Onde”; e o “Ritmo” das ações pastorais, que em maior unidade eclesial, serão empreendidas.

Em comunhão fraterna com as escolhas até o presente anunciadas, apresentamos ainda, nesse início do ano, os “ecos do ano recém-terminado Sínodo da Amazônia” e a esperada Exortação Apostólica, que haverá de chegar no tempo propício, pela voz profética do Papa Francisco, devendo mobilizar o diálogo com todas as pessoas de Boa-vontade, alimentando possível salvaguarda de um território rico em tudo, porém, debilitado e frágil, quando confrontado com a voracidade cruel do capital.

Desde a plasticidade da figura da programação enviada para 2020, que esperamos, todas as casas religiosas tenham recebido, até a contínua capacitação das equipes que compõem no momento todos os serviços da CRB-SP, com Sede nessa Arquidiocese, aguardamos carinhosamente vosso maior empenho e interesse em participar dos eventos ali proporcionados. Muito da perda do entusiasmo para prosseguimento na caminhada da VRC, pode ser resultante da manifestação arrogante de uma espécie de autorreferencialidade, individualista, destrutiva, cuja “vacina” é o encontro de Irmãos (ãs).

Nosso encontro dessa manhã celebra o desejo de prosseguirmos nos rumos das escolhas certas, que não desistiremos de praticar o bem, mesmo que os frutos sejam escassos e em Comunidades sóbrias, manteremos nossa tarefa de mostrar outro jeito de viver, garantindo necessária esperança, para as futuras gerações, Parabéns a todas e todos!

Pe. Rubens Pedro Cabral, OMI
Coordenador da CRB-SP

Deixe o seu comentário




* campos obrigatórios.

X