crbsp@crbsp.org.br

 

Perdas, luto, depressão e cuidado pastoral
Neste curso será analisado e discutido o processo vivido pela pessoa que sofre a perda de um ente querido, de um objeto de estima ou de um sonho acalentado. Neste processo, entram em jogo a lembrança, consciente ou não, das perdas experimentadas desde o parto que ocorrem na infância, adolescência, juventude e idade adulta. Os participantes serão ajudados a compreender melhor as dificuldades que enfrentamos para aceitar as perdas como possibilidade de crescimento e amadurecimento. Será mostrada a relação que existe entre o vínculo, a separação, a perda e o luto. Além da importância da experiência do luto para evitar a depressão. Finalmente, serão apresentadas e discutidas formas de acolhimento e cuidado pastoral para ajudar pessoas que sofreram perdas a vivenciarem o luto de forma sadia.

Serão tratados os seguintes temas neste curso:

1. Desafios da ajuda pastoral de pessoas enlutadas
2. Vínculo, separação, perda e luto
3. Atitudes comuns diante de perdas
4. Ajudando as pessoas a vivenciar o luto e a superar o desânimo
5. Escuta, presença empática e apoio emocional
6. Criando uma memória agradecida da pessoa falecida ou objeto amado e perdido
7. Reintegração à vida normal
8. Ajudas espirituais e pastorais recomendadas

Este curso destina-se a pessoas que desejam compreender melhor o processo interior motivado pela perda de uma pessoa muito amada, de um objeto muito apreciado ou de um sonho muito acalentado. Ajudará a pessoas que querem conhecer mais sobre a importância do luto a fim de evitar a depressão. Também será útil a quem deseja ajudar outras pessoas a vivenciar bem o luto, criando uma memória agradecida da pessoa, do objeto ou do sonho perdido.


PROGRAMAÇÃO
Dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2021 — das 8h30 às 16h
Local: Sede da CRB-SP Rua Prof. Sebastião Soares de Faria, 57 – 7° e 8º andares – Bela Vista – São Paulo – SP
Evento presencial com distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.


VALOR DA PARTICIPAÇÃO
R$ 130,00 (cento e trinta reais)

ASSESSORIA
Pe. Raniéri de Araújo Gonçalves, SJ


BREVE CURRÍCULO
Pe. Raniéri, SJ, tem larga experiência em orientação espiritual. É mestre em Espiritualidade com ênfase em Orientação Espiritual pela Universidade Loyola de Chicago, EUA. Atualmente, ele coordena e leciona na Escola de Formação de Orientadores Espirituais (EFOE) na CRB-SP.