crbsp@crbsp.org.br

Ampliar

 

EMENTA
O suicídio tem sido um fenômeno cada vez mais presente em nossa realidade. Não podemos ficar alheios ao mesmo. Assim, a CRB organizou um evento: “MESA REDONDA A FENOMENOLOGIA DO SUICÍDIO” que tem como escopo ampliar nosso conhecimento técnico e científico sobre a fenomenologia do suicídio, trazendo os aspectos relacionais que abordam, o como as pessoas nessa condição se relacionam e como podemos nos relacionar com as mesmas. Esclarecer os sinais que a pessoa apresenta o pré suicídio, bem como o pós suicídio, quando a pessoa praticou e não conseguiu realizar a intenção desejada. Oferecer elementos operativos, possíveis caminhos fraternos, bússolas para prevenção e acompanhamento desta questão em nossas realidades.

PALESTRANTES CONVIDADOS:


Pe. Lício de Araújo Vale

Sacerdote incardinado na Diocese de São Miguel Paulista. Filósofo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisador das áreas que abordam aspectos da dor nas pessoas “deixadas para trás”. Especializado em suicidologia, escritor e palestrante. Na Associação do Senhor Jesus tratou sobre o suicídio em diversos programas produzidos e veiculados pela Rede Século 21.


Pe. “Adalberto” Wojciech Mittelstaedt Psicopedagogo / Psicólogo Clínico CRP 06/99753

Padre da Congregação do Verbo Divino; Doutor em Ciências da Religião (PUC/SP) com enfoque em Psicologia da Religião; Mestre em Teologia pela Universidade KUL, na Polônia; graduado em Psicologia (Universidade São Marcos – SP); especializado em Psicopedagogia; aperfeiçoamento em tratamento da Dependência Química pela UNIFESP; Membro do Instituto Acolher – ITA.

Dr. Rafael Fagnani

Profissional com mais de 30 anos de experiência na prática do consultório de psiquiatria. Natural de Campinas, onde decidiu sua opção pela carreira de psiquiatra aos 16 anos. Cursou então medicina, e aos 20 anos de idade já iniciou estágios em grandes clínicas de psiquiatria. Fez Residência de Psiquiatria na UNIFESP e Mestrado em Psiquiatria Ocupacional, atuou como psiquiatra no Exército Brasileiro e na Policia Militar de São Paulo. Mantém a prática em consultório privado desde 1992, tendo formação psicanalítica e atuando com psicofarmacologia avançada. Profissional humanista e dinâmico, trabalha com praticamente todo o amplo espectro da especialidade, tendo um extenso currículo acadêmico, uma vez que atuou durante anos como professor no curso de Psicologia Médica na UNIFESP e como coordenador no SETA (Setor de Transtornos Afetivos) na PUCC.

PROGRAMAÇÃO
8h00 – Boas vindas e credenciamento
8h15 – Oração Inicial
8h20 – Apresentação e motivação da atividade: Pe. Leonardo da Silva Costa, CSSp
8h30 – Primeira conferência: Pe. Adalberto Mittelstaedt, svd – Psicólogo Clínico
9h30 – Interação e debate
10h00 – Coffrebreak
10h30 – Segunda conferência: Dr. Rafael Fagnani – Psiquiatra
11h30 – Interação e debate
12h00 – Almoço (restaurantes do entorno da CRB-SP)
13h30 – Retorno ao auditório
13h40 – Terceira conferência: Pe. Lício de Araújo Vale – Sacerdote, palestrante e escritor
14h40 – Interação e debate
15h10 – Coffrebreak
15h40 – Retorno ao auditório
15h50 – Sinais de esperança e caminhos fraternos
16h30 – Encerramento


COORDENADORES
Pe. Leonardo da Silva Costa, CSsp
Pe. Elias Fadul, SAC


MEDIADOR
Pe. Leonardo da Silva Costa, CSsp

VALOR DO CURSO POR PARTICIPANTE
R$ 120,00 (cento e vinte reais)