Data: 28 e 29 de Março
Tema : A Sociedade atual e a Religião – Prof. Wagner Sanchez

O campo religioso brasileiro revela uma intensa dinâmica de mudança. Ao mesmo tempo que observamos uma rápida diversificação das manifestações religiosas que buscam adaptar as mensagens religiosas aos sujeitos, verificamos também atitudes religiosas por parte das pessoas – transido religioso, sincretismo etc – que acabam levando as religiões a mudarem as suas ênfases, suas perspectivas.

A disciplina “Sociedade atual e a religião” tem por objetivo compreender esse processo complexo que originando-se no campo religioso tem reflexos na própria sociedade e afeta diretamente a ação pastoral da Igreja católica. Olhar a religião do outro/a e o conjunto de mudanças nas quais está envolvida pode contribuir para um olhar mais qualitativo e compreensivo em relação ao fenômeno religioso atual.

Neste encontro contamos com a presença de Dom Júlio Endi Akamine que celebrou com o grupo a missa de Domingo de Ramos nos inserindo na vivencia celebrativa da Semana Santa que conduz ao mistério da missão messiânica de Jesus.