Coroando a caminhada de um ano e meio de curso, a turma do Novinter II de 2015 realizou neste último encontro que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de junho, um momento de fraterna partilha das culturas presentes no grupo. Motivado pelo tema “Missionariedade Profética na VRC” assessorada pelo P. José Altevir da Silva, a turma de noviços e noviças preparou para o último dia apresentações de danças dos diferentes países e estados presentes, bem como a degustação de pratos típicos das mesmas.

Além disso, outra proposta deste encontro foi a visita à “Missão Paz” dos Padres Carlistas que atende migrantes e refugiados que chegam ao Brasil sem trabalho nem moradia fixa.

O desenvolvimento do tema levou o grupo a alargar horizontes de compreensão da missionariedade que não é nenhum acréscimo facultativo, mas antes é a própria essência e identidade da Vida Religiosa. Fundamentado na Sagrada Escritura e em Documentos do Magistério da Igreja, P. Altevir conduziu a reflexão sobre a missão explanando que anterior a qualquer atividade, ela está no âmbito das relações, porque missão é primeiramente sermos irmãos e irmãs de sangue. Todo o restante é consequência.

Concluindo esta etapa de 11 encontros do Novinter 2014/15, a turma de noviços e noviças agradece a oportunidade de formação oferecida pela CRB – SP e a dedicação de todos assessores/as e formadores/as que nos acompanharam nesta caminhada.

Isabelle Alves Scheid