A coleção “Teologia e Vida Religiosa” resulta quase ao natural do contexto de inquietude de busca em que se encontra atualmente a Vida Religiosa Consagrada. A crisálida já rompeu o casulo e a borboleta ainda não se desprendeu de todo para alçar voo. Mas voará certamente.
Cada livro que compõe a Coleção carrega uma intuição, um pressentimento, um pequeno sonho que vislumbra no horizonte o perfil do que busca. Faz lembrar a pequena nuvem do profeta Elia, do tamanho de uma mão (1Rs 18,44), que surge no horizonte, cobre o céu inteiro e derrama chuvas fartas sobre o deserto ressequido.

Os livros desta coleção não trazem visões alucinadas, nem expressam seguranças de que já chegou ao destino. São tateios de quem caminha e vai discernindo os próprios passos, mas sabendo que está sendo conduzido, mesmo que não saiba com precisão para onde e para o quê – mas já sabendo por Quem.

Os trabalhos foram produzidos, originalmente, como manografias acadêmicas, que costumam ser solicitadas aos participantes dos Cursos de Pós-graduação em Teologia da Vida Religiosa e em Formação para a Vida Religiosa, ministrados pela Estef (Porto Alegre), em parceria com a CRB Nacional. A feição acadêmica dos trabalhos não esconde sua face existencial e o carinhoso cuidado com que foram tecidos por pessoas que sentem o fascínio do seguimento de Jesus e vivem a esperança cristã.

Reunindo estes bons frutos da reflexão acadêmica, nossa Coleção deseja contribuir para que eles não se percam, mas sejam partilhados com irmãs e irmãos da caminhada. A ESTEF e a CRB, associadas nesta iniciativa, cumprimenta, seus autores e desejam que a presente iniciativa sirva de incentivo a mais religiosas/os a se aventurarem no aprofundamento de temas que ajudem o conjunto da Vida Religiosa a “avançar, de olhos fixos em Jesus”Pe. Plutarco Almeida, sj

Frei Adelino G. Piloneto, OFMcap